Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CSA Contagem recebe o Selo Escola Solidária 2011



           O Colégio Santo Agostinho foi uma das 7 escolas de Contagem a serem reconhecidas pelo Instituto Faça Parte com o “Selo Escola Solidária” em 2011.
        Este reconhecimento é fruto de uma semente lançada há 10 anos, quando a ONU instituiu o “Ano internacional do voluntariado”, obtendo o apoio e a adesão de 123 países.
      Dessa iniciativa, surgiu no Brasil o Instituto Faça Parte, que visa divulgar e gerir atividades voluntárias e solidárias em nosso país. Nesses 10 anos, o instituto continua promovendo ações em todo o território nacional, mobilizando aproximadamente 20 milhões de pessoas, conforme estimativas do próprio instituto.
           Em 2003 foi criado o Selo Escola Solidária, pelo qual o Instituto identifica e reconhece as escolas que abrem suas portas para a prática do voluntariado, tornando-se, assim, verdadeiros núcleos de cidadania em meio às suas comunidades. Desde a sua criação, o Selo já foi conferido a mais de 20 mil escolas em todo o Brasil, envolvendo as redes particular e pública de ensino.

Alunos voluntários no Centro de Libertação, em Ibirité

               Esta é a terceira vez que o Colégio Santo Agostinho recebe o reconhecimento do Selo Escola Solidária. As outras ocasiões foram em 2005 e 2007. Em 2011, o projeto reconhecido foi o trabalho desenvolvido no Centro de Libertação da Mulher Trabalhadora (CMLT), em Ibirité. Um grupo de 12 alunos e 01 agente de pastoral escolar visita semanalmente o CMLT, desenvolvendo atividades lúdicas, esportivas e pedagógicas com as crianças inscritas no Centro.
               Para Maria Eduarda, uma das alunas que participam desse projeto, “fazer o trabalho voluntário na creche foi uma das melhores coisas que aconteceu comigo até agora, pois ali eu posso ajudar o outro, fazendo-o feliz e me fazendo feliz”. Duda, como é carinhosamente conhecida pelos amigos e colegas na escola, aproveita para contar um pouco da rotina na creche: “na sala onde dou o apoio, as crianças tem entre dois e três anos. Quando chego, percebo o carinho delas por nós, voluntários, por meio dos sorrisos e alegria estampados em seus rostos. Eu ensino tarefas como recortar, pintar, jogos de memória, de montar peças etc. E as crianças me ensinam a sorrir e a entender que não existe diferença entre ninguém”. 
           Outra aluna que tem aproveitado muito a experiência do voluntariado é a Ana Flávia: “o voluntariado é uma experiência diferente e, sinceramente, incrível. Muita gente acha que é apenas chegar na creche e ficar lá com os meninos, mas estão muito enganados. Voluntariado é ser capaz de ver como as crianças sofrem e levar até elas todo o amor, alegria, princípios e carinho. Para mim, é mais que um prazer: é uma recompensa enorme e que me dá muito orgulho”. 
          O voluntariado ajuda a fortalecer os laços de amizade e companheirismo entre aqueles que participam. Segundo Heloísa Ferreira, “a creche representa muito em minha vida, pois nesse ano aquelas crianças me ensinaram muito: cada história compartilhada, cada sorriso, cada abraço, até as lágrimas, nunca serão esquecidas! Estar lá com minhas amigas é o que faz cada visita ser mais especial ainda”!
           E, para aqueles que já acompanham o trabalho há mais tempo, como Amanda Martins, é notável como as crianças cresceram, em todos os aspectos: “Tenho muito orgulho de todas as crianças, cresceram tanto que nem parecem mais os meus "lindos bebezinhos" de fevereiro, mesmo tendo somente 5 anos. Há semanas que é muito difícil, pois algumas vivenciam fortes conflitos familiares. Quando acontece, elas ficam muito sensíveis, choram por tudo, e é aí que percebemos o quão importante somos para elas. Ir à Ibirité simplesmente me anima, é o que me faz querer sempre o melhor para com os outros”!
         Parabenizamos todo o grupo de voluntários que se dedicam semanalmente a organizar, planejar e executar as atividades no Centro de Libertação. Agradecemos a diretora do Centro, Maria Schulze, pela parceria empreendida e pela confiança e apoio que oferece aos alunos do Colégio, assim como a todas as professoras e funcionárias do Centro, cuja dedicação e amizade são imprescindíveis para que esse trabalho continue dando frutos.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os envolvidos no Projeto. Com certeza, todos que participam desse tipo de trabalho têm a chance de se tornarem especiais nesse mundo que precisa de tanta ajuda.

    Parabéns para o Jean, que coordena e orienta todo o trabalho!!!

    Rejane

    ResponderExcluir