Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Catequese Familiar 2013 - rumo a uma nova etapa


No dia 28 de outubro, uma turma dos alunos da Catequese Familiar celebrou a sua 1ª comunhão eucarística. Momento festivo para eles e seus familiares, que participaram da celebração com emoção e fé.

Parte da preparação para a comunhão eucarística, e que deixou muitos apreensivos, foi a confissão, celebrada no sacramento da reconciliação. Apreensivos porque era a primeira vez que muitos estavam diante de um padre, confidenciando suas faltas, fraquezas pessoais e omissões. Mas, sobretudo, uma experiência de leveza, ao vivenciarem, por meio do diálogo com o padre, aquilo que a fé nos aponta: Deus é como pai e mãe – amoroso e paciente (na compreensão e perdão das nossas faltas e fraquezas), embora exigente (pois sabe que somos capazes de superar nosso comodismo e atitudes egoístas).


A todas as famílias, fica agora o desafio: continuar proporcionando aos filhos novas oportunidades para amadurecerem a fé. A esse respeito, a diretora do colégio, Aleluia Heringer, dedicou uma breve reflexão aos alunos e seus familiares – ao amadurecerem sua fé, cabe agora a pergunta: como traduzi-la em atitudes e gestos? Afinal, como apontou o evangelho do dia (Mc 6, 30-46), Jesus sentiu compaixão daqueles que sentiam fome e, dessa compaixão, inspirou da comunidade um gesto concreto: a partilha dos pães. Portanto, se em nossa vida cotidiana (no colégio, em casa, na comunidade), soubermos traduzir a fé em gestos e atitudes reais, seremos agentes de transformação e de mudanças no mundo!

A celebração foi marcada pela participação massiva dos familiares e amigos dos catequizandos e por uma bela e sincera homenagem dos pais ao catequista Maicon, que acompanhou e coordenou os encontros ao longo do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário