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sexta-feira, 23 de maio de 2014

Projeto Tribunarte

  Tribunarte: um projeto que veio para ficar! Essa foi a sensação dos professores participantes e dos alunos do 9º ano do Colégio Santo Agostinho. Esse projeto consistiu, em sua primeira edição, na reflexão sobre o papel das câmeras de segurança nos espaços públicos : são um auxílio necessário para as políticas de segurança pública ou representam uma distorção ao legítimo direito à privacidade dos cidadãos?
            Idealizado pelo professor Jean Otoni, o projeto foi desenvolvido em diversas etapas e atividades. Previamente, os alunos estudaram textos que os municiaram de argumentos e informações a respeito do tema proposto. Organizaram-se dois grupos: os que defenderiam a utilização das câmeras e os que argumentariam contrariamente a esse uso, em vista do direito à privacidade. Foram realizadas atividades diversas que compuseram o projeto:
  • "blitz literárias", com a confecção de materiais com frases e pensamentos;
  • abaixo-assinados, em que os estudantes puderam colher a impressão dos seus colegas de outras séries e também dos funcionários da escola a respeito do tema;
  • confecção de logotipos e pôsteres informativos que movimentaram toda a escola em torno do assunto.
            E, enfim, o esperado dia do debate (21 de maio), organizado com muita seriedade, regras bem elaboradas e claras, e a exposição do tema pelos debatedores e as discussões levantadas em torno da temática.
            A finalidade do projeto consistia no exercício correto da linguagem padrão, na construção de argumentações coerentes que constituíssem uma continuidade lógica ao tema (sem desviar dos assuntos em pauta) e o desenvolvimento do discurso oral, utilizando-se dos recursos linguísticos adequados.
            Após a execução do Hino Nacional foram apresentados pelas turmas os hinos cantados em forma de paródia ou composições próprias; os presidentes de turma compuseram a mesa, junto à Comissão Técnica e os respectivos debatedores deram início aos trabalhos.
            Com rigor nos aspectos formais e seriedade nos procedimentos, as discussões foram bem conduzidas pelo professor Jean Otoni, o presidente da Tribuna. Era notável o trabalho de preparação dos alunos, que dispunham de textos, dados, gráficos e outras informações que os auxiliaram na hora de construírem ou rebaterem os argumentos em pauta.
            Segundo uma das célebres frases de Sócrates, "uma vida irrefletida não vale a pena ser vivida"! Os alunos do 9º ano assumiram com grande sentido e significado a sua reflexão, experimentando a arte da argumentação bem elaborada e do exercício democrático do diálogo num contexto de pluralidade de ideias. Seguindo critérios delineados previamente, as turmas ganhavam ou perdiam pontos.
        Quem ganhou, ao final? Todos ganharam! Todos os envolvidos estão de parabéns por essa iniciativa, mostrando que a aquisição de conhecimentos, embora seja uma tarefa de árdua dedicação, pode ser construída numa atmosfera lúdica e criativa, transcendendo o fardo cotidiano do ato de estudar.









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