Tribunarte: um projeto que
veio para ficar! Essa foi a sensação dos professores participantes e dos
alunos do 9º ano do Colégio Santo Agostinho. Esse projeto consistiu, em
sua primeira edição, na reflexão sobre o papel das câmeras de segurança
nos espaços públicos : são um auxílio necessário para as políticas de
segurança pública ou representam uma distorção ao legítimo direito à
privacidade dos cidadãos?
Idealizado pelo professor
Jean Otoni, o projeto foi desenvolvido em diversas etapas e atividades.
Previamente, os alunos estudaram textos que os municiaram de argumentos e
informações a respeito do tema proposto. Organizaram-se dois grupos: os
que defenderiam a utilização das câmeras e os que argumentariam
contrariamente a esse uso, em vista do direito à privacidade. Foram
realizadas atividades diversas que compuseram o projeto:
- "blitz literárias", com a confecção de materiais com frases e pensamentos;
- abaixo-assinados, em que os estudantes puderam colher a impressão dos seus colegas de outras séries e também dos funcionários da escola a respeito do tema;
- confecção de logotipos e pôsteres informativos que movimentaram toda a escola em torno do assunto.
E, enfim, o esperado dia do
debate (21 de maio), organizado com muita seriedade, regras bem
elaboradas e claras, e a exposição do tema pelos debatedores e as
discussões levantadas em torno da temática.
A finalidade do projeto
consistia no exercício correto da linguagem padrão, na construção de
argumentações coerentes que constituíssem uma continuidade lógica ao
tema (sem desviar dos assuntos em pauta) e o desenvolvimento do discurso
oral, utilizando-se dos recursos linguísticos adequados.
Após a execução do Hino
Nacional foram apresentados pelas turmas os hinos cantados em forma de
paródia ou composições próprias; os presidentes de turma compuseram a
mesa, junto à Comissão Técnica e os respectivos debatedores deram início
aos trabalhos.
Com rigor nos aspectos
formais e seriedade nos procedimentos, as discussões foram bem
conduzidas pelo professor Jean Otoni, o presidente da Tribuna. Era
notável o trabalho de preparação dos alunos, que dispunham de textos,
dados, gráficos e outras informações que os auxiliaram na hora de
construírem ou rebaterem os argumentos em pauta.
Segundo uma das célebres frases de Sócrates, "uma vida irrefletida não vale a pena ser vivida"!
Os alunos do 9º ano assumiram com grande sentido e significado a sua
reflexão, experimentando a arte da argumentação bem elaborada e do
exercício democrático do diálogo num contexto de pluralidade de ideias.
Seguindo critérios delineados previamente, as turmas ganhavam ou perdiam
pontos.
Quem ganhou, ao final? Todos
ganharam! Todos os envolvidos estão de parabéns por essa iniciativa,
mostrando que a aquisição de conhecimentos, embora seja uma tarefa de
árdua dedicação, pode ser construída numa atmosfera lúdica e criativa,
transcendendo o fardo cotidiano do ato de estudar.
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