Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2015

Um dia sem sapatos

Um dia sem sapatos
           



A campanha Um dia Sem Sapatos One day without shoes surgiu da percepção de que crianças e jovens vivem descalços pelo mundo afora, e isso constitui fator de exclusão da vida social:  em muitos lugares, a falta dos sapatos fecha as portas das escolas, do trabalho e emprego. Assim, para quem tem sapatos, tirá-los durante o dia de estudos e trabalhos vem imbuído de um simbolismo: é um gesto solidário, que chama a atenção para tantas crianças que não têm escolha e saem sem sapatos todos os dias.
O “Dia sem Sapatos” é promovido desde 2006 pela Toms, empresa estadunidense fabricante de calçados que opera no sistema chamado de “one for one”: cada calçado vendido corresponde a um calçado doado a uma pessoa necessitada. A campanha visa trazer soluções para três questões fundamentais para o desenvolvimento das pessoas: saúde, educação e auto-estima. Ela já está presente em cerca de 50 países.
 O Colégio Santo Agostinho, por meio de seus alunos e familiares, professores e funcionários, abraçou essa causa há três anos, promovendo uma ampla conscientização sobre a realidade local e suas desigualdades e, consequentemente, quais  iniciativas é possível fazer para diminuir tais desigualdades.


As salas de aula, corredores, pátios, ambientes de trabalho são verdadeiros espaços educacionais, onde as pessoas, calçadas e descalças, falam, debatem, participam de atividades que sinalizam para uma reflexão sobre nossa realidade. O ponto culminante é a própria doação de calçados: emociona, por exemplo, presenciar crianças muito novas trazendo um par de sandálias, com seus pés pintados e sua alegria em ajudar alguém. Um pequeno gesto a semear em suas consciências uma visão da vida mais solidária, generosa, em contraponto a tantos exemplos de competição e individualismo tão marcantes na sociedade hodierna.
Em nosso meio, enviamos calçados, mas também, roupas, agasalhos e alimentos para instituições locais, que auxiliam populações que sofrem privações diversas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário