Duas ideias chaves dão fundamento a esse curso:
a) Brincar é coisa séria, pois brincando as crianças (e adultos) desenvolvem habilidades psicomotoras, sociais, éticas - na brincadeira interagimos o tempo todo com outras pessoas, entramos em contato com as sensações do nosso corpo, com os nossos sentimentos pessoais, com a necessidade de acolher o outro;
b) Cooperar e interagir é o que desejamos desenvolver nas brincadeiras e jogos que aprendemos e ensinamos. Optamos por situações, jogos e brincadeiras que superem o elemento de exclusão típico de quando competimos, abraçando oportunidades de acolher, cooperar, desenvolver juntos as atividades.
Nesse curso, tem nos auxiliado muito a participação da professora Gislaine, responsável pela biblioteca infantil. Ela organiza a oficina de "contação de histórias", introduzindo os voluntários na arte da narrativa e de contar histórias. E também os professores de Educação Física, que vem desenvolvendo com os alunos, em suas respectivas séries, o conceito de jogos cooperativos, possibilitando uma ampla compreensão de jogar e brincar segundo a ótica da inclusão e interação entre todos os participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário