Páginas

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Comemorações do dia de Santo Agostinho em 2017

Em 28 de agosto comemora-se o dia de Santo Agostinho, tempo propício para celebrar a vida, a história, os ensinamentos desse homem que inspira os colégios e obras agostinianos mundo afora.

Em Contagem, celebramos o mês agostiniano com atividades diversas,movidos pelo intuito de “cultivar as raízes e estreitar os laços”: espiritualidade, pensamentos, atitudes, valores que nos inspiram a seguir em frente, conscientes de nossa própria identidade educacional.


Muitas iniciativas marcaram os participantes pela profundidade das reflexões propostas, pela alegria que proporcionaram e pelas emoções e afetos que despertaram.


O Café com prosa envolveu, na ternura da acolhida, o grupo de funcionários e professores, que partilharam lanches e suas histórias de vida, memórias afetivas e experiências de vida num clima de muito humor e generosidade.


A palestra da professora Sílvia Contaldo, da PUC Minas, surpreendeu e deleitou os alunos pela leveza de sua fala e amplitude de sua sabedoria. Sílvia discorreu sobre aspectos importantes da biografia de Santo Agostinho, mostrando que o santo foi um pensador de primeira grandeza. Não obstante, foi um homem simples e de virtudes, que valorizava a convivência com os amigos e a dedicação aos estudos e trabalhos.




O mês culminou com uma bela celebração envolvendo toda a escola, ao som da música, poesia e teatro, acentuando os traços de Agostinho como aluno e professor inquieto em suas buscas e questionamentos, ao mesmo tempo em que sereno e agradecido por dedicar a vida a Deus, a quem tarde amou, na maturidade da vida. Houve, também, o encontro literário, cênico e musical "Tecendo o amor agostiniano", dando ênfase aos acontecimentos da vida de Santo Agostinho e os valores e atitudes que brotam da sua vida e pensamento: justiça, solidariedade, verdade, amizade...





Que ao longo da jornada possamos sempre voltar a essas raízes, e “beber nas fontes” do pensamento e da espiritualidade agostiniana!




Nenhum comentário:

Postar um comentário