Frei Betto e Leila Ferreira: presença de destaque no CSA/Nova Lima
O Frade Dominicano Frei Betto e a jornalista Leila Ferreira foram os responsáveis por conduzir o debate sobre o tema "Educar para a Cultura da Paz: desafios e perspectivas", durante o I Ciclo Agostiniano de Educação para a Cultura da Paz, promovido pelo Núcleo de Referência da Cultura da Paz do CSA/Nova Lima, no dia 02 de julho. O evento teve como objetivo proporcionar debates e reflexões sobre a tolerância e o respeito à diversidade na escola.
Frei Betto ressaltou que "a paz jamais será fruto da justiça de forças" e que nossas escolhas e atitudes são de grande importância para a conquista de uma Cultura de Paz. Destacou ainda, que a educação deve ser uma pedagogia capaz de compreender a realidade e transmiti-la aos alunos. Além disso, deve proporcionar uma formação política.
O frade dominicano convidou os presentes a refletir sobre a "missão" da educação: "formar profissionais para atender às demandas do mercado capitalista ou formar seres humanos felizes." Frei Betto acredita que a ecologia e o meio ambiente são temáticas que contribuem para a formação de uma consciência crítica e para a promoção da paz.
A jornalista Leila Ferreira chamou atenção para um dilema social: "Como querer que as crianças e adolescentes sigam boas atitudes, comportamentos e ações, se os pais não apresentam o exemplo?"
O olhar atento e concentrado dos presentes nos revelou o quão gratificante foi participar de um momento tão rico de aprendizado e conhecimento.
O olhar atento e concentrado dos presentes nos revelou o quão gratificante foi participar de um momento tão rico de aprendizado e conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário