Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Transporte solidário: o que é isso?

O Colégio Santo Agostinho - Contagem está implantando uma iniciativa que poderá trazer grandes benefícios para alunos, familiares e funcionários da escola: o transporte solidário. É uma nova semente sendo lançada e, se acreditarmos em suas potencialidades, seus frutos poderão se estender por toda a cidade, ajudando a criar uma nova mentalidade no uso dos transportes particulares. 

Saiba um pouco mais sobre a história do transporte solidário, lendo o texto a seguir. 

Carona solidária é o uso compatilhado em alternância de um automóvel particular por duas ou mais pessoas, para viajar juntos durante o rush para o trabalho ou a escola. Em geral, todos os participantes são proprietários de um auto e alternam seu uso, economizando assim em despesas de viagem e contribuindo à redução do congestionamento e diminuindo a poluição do ar, e a emissão de gases do efeito estufa.
Esta é uma prática típica de cooperativa que envolve distintos graus de regularidade e formalidade. A carona solidária é uma das medidas da gestão da demanda de tráfego altamente incentivada nos Estados Unidos, no Canadá e vários países da União Europeia para aliviar os problemas crônicos de congestionamento viário. Nesse e outros países se reservam faixas exclusivas para os veículos de grande ocupação, permitindo aos participantes da carona solidária, outros usuários que viajam com pelo menos um ou dois passageiros, e os veículos do transporte público, ultrapassar os veículos que ficam quase parados no congestionamento nas outras faixas do corredor.

Em 2011, um assistente social, estudante de Mestrado em Transporte do Programa de Pós-Graduação em Transporte da UnB (Universidade de Brasília), dentro da Disciplina de Sistema de Informações Geográficas em Transportes (SIG-T), está desenvolvendo o Sistema de Carona Legal (SISCARLEG), de atuação nacional, em fase de implantação, inicialmente na cidade de Brasília e entorno do Distrito Federal, visando socializar o uso racional do automóvel, como meio de transporte solidário, cuja meta é conscientização no trânsito, mobilidade urbana, e meio ambiente. Vejam mais detalhes em www.caronalegal.org.br. Aceita-se sugestões, apoio e contribuições. 
Até 2007, o Brasil ainda não tem implantado nenhum programa de carona solidária, mas em 2008 os seguidos recordes de congestionamento em São Paulo fizeram com que a Prefeitura adotasse diversas medidas operacionais para amenizar o trânsito na capital. Além de considerar a ampliação do rodízio veicular, também está considerando a introdução da carona solidária, que tinha sido proposta anteriormente, é o projeto denominado "Transporte Solidário".
A Carona Solidária reduz os custos envolvidos em viagens repetitivas ou de longa distância em virtude do compartilhamento do veículos, alugando apenas um veículo ou pagando ao proprietário do carro utilizado.

Em alguns países desenvolveu-se os veículos de grande ocupação a fim de estimular a carona solidária e o uso do transporte público, para combater o aumento do congestionamento de tráfego. Na época de guerra, a carona solidária foi promovida para a economia de combustível. Reduzindo o número de carros em estradas, a carona solidária diminui a poluição e a necessidade de vagas de estacionamento, assim, numa perspectiva global, reduz a emissão de gases nocivos à saúde. A Carona Solidária também ajuda a diminuir o stress causado ao motorista na direção do veículo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carona_solidaria
Mais informações:  
http://ct.santoagostinho.com.br/visualizacao_de_comunicados/pt-br/ver_noticia/207

Nenhum comentário:

Postar um comentário