Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Representantes da Plataforma Terráqueos dialogam com o presidente da Câmera de Contagem



Representantes de um grupo do Colégio Santo Agostinho que trabalha em defesa do meio ambiente estiveram na Câmara dos Vereadores de Contagem na última sexta-feira (04), pedindo apoio do presidente do Legislativo, vereador Professor Irineu Inácio da Silva (PSDC), contra os problemas decorrentes do mau uso de veículos de tração animal na cidade. A principal reivindicação da "Plataforma Terráqueos" é que o poder público fiscalize as condições de saúde de animais puxadores de carroça, e desenvolva projetos para a inserção dos carroceiros em programas sociais.

Na reunião com o parlamentar, a diretora da unidade do Santo Agostinho em Contagem, Aleluia Heringer Lisboa; o vice-presidente do grêmio estudantil do colégio, Leonardo Antonacci; e o coordenador do Núcleo Fauna de Defesa Animal, Franklin Oliveira, apresentaram denúncia de exploração do trabalho de animais na construção de uma passarela na BR-381, em Contagem. Além disso, eles deixaram uma carta aberta para as autoridades do município, solicitando medidas urgentes para solucionar os problemas decorrentes da atividade com veículos de tração animal.

Entre as principais reivindicações do grupo, estão o cadastramento dos carroceiros que atuam no município, e emplacamento das carroças pela prefeitura; fiscalização da saúde dos animais, com o oferecimento de atendimento veterinário e tratamento para os doentes; instalação de baias com água nos locais de carga e descarga de entulho; e a proibição de carroças nas vias de trânsito intenso.

"Não adianta criar uma legislação específica e não haver a conscientização dos carroceiros, além de uma fiscalização da prática. Por isso, é essencial o envolvimento do poder público", disse Aleluia Lisboa. "A ideia não é abolir a prática imediatamente, pois muitas pessoas dependem dela para se sustentar, mas criar estratégias para acabar com o uso escravo do animal", completou o estudante Leonardo Antonacci.

Participação do Legislativo

Diante das questões expostas pelo grupo do Colégio Santo Agostinho, o presidente da Câmara de Contagem ressaltou a disposição do Legislativo em trabalhar com a sociedade civil organizada e outras instituições para resolver o problema dos animais submetidos a práticas abusivas e melhorar a condição das pessoas que trabalham com veículos de tração animal.

Para isso, o vereador Irineu Inácio pretende convidar representantes da Prefeitura, a Secretaria de Obras e Limpeza Urbana e o Centro de Controle de Zoonoses de Contagem para debater o problema, visando o desenvolvimento de um projeto de lei sobre o assunto. Além disso, o parlamentar coloca a estrutura da Câmara à disposição para que o Núcleo Fauna de Defesa Animal ministre cursos de orientação sobre fisiologia animal aos carroceiros do município, o que já acontece em Belo Horizonte. 
 
http://www.cmc.mg.gov.br/CMC_Site/site/Noticia?ACAO=exibirNoticia&idNoticia=787&origem=home

Nenhum comentário:

Postar um comentário