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terça-feira, 28 de maio de 2013

Palestra do Projeto Semente: TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)



No dia 23 de maio, em seu Projeto Semente, o Colégio Santo Agostinho recebeu a presença da dra. Margaret do Couto Pires, que debateu o tema com familiares e o grupo de professores presentes ao evento. A palestrante apresentou duas correntes diferentes sobre o mesmo assunto, a anglo-saxônica e a francesa. Foi um momento rico e de troca de experiências. A 1ª corrente, cuja abordagem é muito forte também no Brasil, acentua o transtorno como um fenômeno biológico-neurológico. Cerca de 9% das crianças americanas em idade escolar foram diagnosticadas como portadoras desse transtorno. Nessa abordagem, a utilização de medicamentos (tais como a ritalina ou concerta) é preponderante.

Já a abordagem francesa acentua as causas psicossociais e situacionais: a preferência não é pelo uso de medicamentos, mas as condições em que a criança vive: seu contexto social, afetivo, cultural e até nutricional. A taxa de crianças diagnosticadas em idade escolar com TDAH na França se aproxima de 1%. O tratamento, na maioria dos casos, passa por um acompanhamento psicoterápico e aconselhamento familiar. Segundo o artigo “Por que as crianças francesas não têm déficit de atenção”, de autoria da dra. Marilyn Wedge, “os pais franceses tem uma filosofia diferente de disciplina. Limites aplicados de forma coerente, na visão francesa, fazem as crianças se sentirem seguras e protegidas”. [1]

Mas como diferenciar esse transtorno de um comportamento que, muitas vezes, pode ser considerado como algo “normal” ou comum nessa idade? Bem, é preciso estar muito atento e, na condição de pais ou responsáveis, perceber a intensidade, a frequência e os excessos desse tipo de comportamento. Aí, somente um acompanhamento médico poderá orientar e definir se é mesmo um transtorno ou um comportamento passageiro.

No ciclo de palestras do Projeto Semente o prof. Amadeu Rosseli, da UFMG, debaterá o tema: “Prevenção do uso de drogas, álcool e outras substâncias – prevenir e dialogar: ainda o melhor remédio”! Essa palestra acontecerá no dia 05 de maio, quarta-feira, às 19h no auditório do colégio. Agendem!




[1] Cf. em: http://equilibrando.me/2013/05/16/por-que-as-criancas-francesas-nao-tem-deficit-de-atencao/

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