quinta-feira, 6 de junho de 2013
Palestra do Projeto Semente aborda o tema da prevenção às drogas.
No dia 05 de junho aconteceu a 3ª palestra do Projeto Semente. Contamos com a presença do prof. Amadeu Roselli, psicólogo, biomédico e membro do Instituto de Farmacologia da UFMG, que refletiu o tema: “Álcool, drogas e outras substâncias: prevenir ainda é o melhor remédio”.
Com uma plateia composta de pais e mães de nossos alunos, já no início de sua fala o prof. Amadeu preveniu a todos, dizendo que sua reflexão poderia ser polêmica e até mesmo desagradar algumas expectativas em relação ao tema. Ao final do encontro, no entanto, os pais demonstraram o quanto foi proveitoso o seu diálogo com eles, sem apontar respostas ou fórmulas prontas, mas despertando a capacidade crítica e a reflexão de todos os presentes.
O prof. Amadeu organizou seu discurso a partir de 3 tópicos: passado/presente/futuro. Mostrou que, desde tempos remotos, nossos ancestrais utilizavam, em seus hábitos alimentares, substâncias que produziam efeitos diversos em sua consciência: euforia, agitação, sonolência, calma, agressividade...
Quanto à perspectiva presente, a complexidade evidenciou-se nos diversos aspectos que compõem o tema: políticas públicas educacionais e de saúde, equívocos nas campanhas e projetos governamentais, o problema da criminalidade e a atual questão da liberação de algumas substâncias. O professor Amadeu desenvolveu o tema com muita clareza, em nenhum momento “ficou em cima do muro”. Para ele, mesmo nos tempos remotos, as drogas sempre trouxeram prejuízos para a vida dos indivíduos, e a comunidade sempre buscou estratégias de contenção do seu uso.
As perspectivas futuras passam, inevitavelmente, pela educação e pela construção das relações familiares. Esse foi um dos pontos mais marcantes do encontro: é preciso promover os valores éticos, valorizar as relações familiares, ajudar os adolescentes e jovens a crescerem num ambiente em que eles se sintam seguros, auxiliá-los na construção da autoestima e apreço pela própria vida. E também cabe à família, junto com a escola, estabelecer limites claros, que orientem os jovens em suas escolhas. E isso exige de todos, muito diálogo, perseverança, zelo e partilha de experiências.
O próximo encontro do Projeto Semente será no dia 20 de junho, às 19h e terá como tema: “Infância, adolescência e sexualidade: o que é precoce?”, com a presença da psicóloga e orientadora educacional Andréia Borges. Agendem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário