Páginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Alunos do Colégio Santo Agostinho - Contagem visitam crianças no Hospital da Baleia

O projeto pastoral do Colégio Santo Agostinho privilegia atividades que envolvam os alunos em iniciativas de voluntariado. Organizamos trabalhos continuados com pequenos grupos, que visitam e atendem creches e instituições de promoção social com públicos que vão desde crianças até idosos. Essas visitas são regulares e o trabalho voluntário possui um cunho formativo: nele, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, organizar atividades educativas e recreativas, avaliar o trabalho feito e se programar para novas atividades. O voluntariado, portanto, no âmbito da formação dos alunos, se insere como uma prática de cidadania e de formação humana. Não é, portanto, uma ação assistencialista, embora envolva, também, campanhas e doações de alimentos, roupas e utensílios diversos.


  

            A proposta do voluntariado cativa muitos alunos, que desejam fazer parte desses grupos e ações. Pensando, pois, em abrir as portas para um número maior de participantes, promovemos algumas atividades esporádicas, que possibilitam a muitos alunos que não podem se engajar em grupos ordinários a, ao menos, fazer a experiência de uma visita ou participar de alguma ação específica.
            Após o recesso do julho, um pequeno grupo de alunos do 2º ano do Ensino Médio organizou, por iniciativa própria, uma visita ao Hospital da Baleia, com o intuito de passar a tarde com crianças em tratamento de câncer. Munidos de fantasias, brincadeiras, muito senso de solidariedade, conversaram, cantaram e divertiram as crianças e seus familiares, numa mostra de como é importante e gratificante dedicar-se ao bem do próximo. Seguem, abaixo, fotos e relatos dessa experiência.
 
“É bom demais fazer o bem, todos tinham que ver o rosto das crianças quando a gente chegava. Quando eu via o sorriso no rosto daquelas crianças, mesmo naquela situação, muitas com câncer e tumores graves e paralisias, ainda conseguirem sorrir com apenas algumas palhaçadas e bolhas de sabão, não existia nada mais gratificante e recompensador, foi a melhor coisa do universo. Inexplicável a sensação de fazer sorrirem aquelas crianças que só precisam de apoio e de um sorriso no rostinho. Essas crianças são verdadeiras guerreiras, pois a cada dia que passa vencem uma batalha. Aprendi muito, cada vez que fizemos vocês sorrirem, ganhamos o nosso dia! Deus abençoe cada uma de vocês.” (Vinicius Ribeiro)
 
“O segredo é fazer tudo com o coração, sem esperar recompensas ou reconhecimento de ninguém! Deixe a vaidade de lado e faça tudo com amor”! (Virgínia Braga)
 
Tornar real a alegria que muitas crianças daquele hospital sonhavam por algum momento me fez perceber que pequenas atitudes podem, sim, mudar a vida de uma criança, torná-la mais confiante em si, para ter mais força para lutar contra a doença. A visita ao Hospital da Baleia fou uma experiência abençoada, única e inesquecível”. (Mariana Bessas)
 
“Foi uma tarde muito prazeroza, não esperava que uma atitude tão simples pudesse fazer tão bem! O sorriso de cada criança foi a melhor recompensa que poderia ter, é uma gratificação muito grande e, com certeza, faremos de novo!” (Vittoria Pedrosa)
 
“Chegar a um ambiente onde, na maioria das vezes, se vê muita tristeza e saber que somente com a presença amiga e simples gestos e brincadeiras, podemos mudar o dia e renovar as forças daqueles que ali estão não tem preço! A alegria e emoção são inexplicáveis. Atitudes assim não nos custam nada, a não ser reservar uma pequena parte do nosso tempo e nos entregarmos de alma e coração a eles”. (Bruna Sampaio)
 

Um comentário: