Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Mês agostiniano: cultivando as raízes



“Onde está o amor, aí está teu olhar.”
Tomás de Aquino


Em 28 de agosto comemorou-se o dia de Santo Agostinho, tempo propício para celebrar a vida, a história, os ensinamentos desse homem que inspira os colégios e obras agostinianos mundo afora.

Em Contagem, celebramos o “Mês agostiniano” com atividades diversas movidos pelo intuito de “cultivar as raízes”: espiritualidade, pensamentos, atitudes, valores educacionais que nos inspiram a continuarmos seguindo em frente, conscientes de nossa própria identidade, com o coração aberto frente aos desafios que se renovam a cada dia.

Assim, o mês agostiniano se apresentou como um tempo de refletir: com a presença dialogante de alguns padres agostinianos (Felix, Paulo Gabriel, Luiz Antônio Pinheiro), professores e alunos no Ensino Médio puderam conversar sobre o momento atual no Brasil e Europa, sobre suas crises financeiras e políticas; versaram sobre a arte, literatura, poesia e o sentido mais profundo da existência humana encontrado na obra de diversos autores e no contemplar da natureza e dos fatos da vida; mergulharam no pensar teológico e filosófico de Agostinho e sua busca inquieta pela verdade, que se traduziu na convicção de que a presença de Deus perpassa toda a existência, em suas alegrias e dissabores.





Foi, também, um tempo de conhecer: os atuais colégios agostinianos em Minas fazem parte de uma obra muito mais abrangente – a SIC, que administra outras instituições de cunho educativo e social, entre elas a Escola Agostiniana Carlos Vicuña e a Escola Profissionalizante Santo Agostinho. Para entender melhor os trabalhos desenvolvidos por essas instituições, alunos do Ensino Fundamental I e II visitaram-nas e também puderam contar com a presença de Clóvis Oliveira, diretor da EPSA e Arlene Faria e Cinara Pedroso (diretora e coordenadora, respectivamente, da EACV). Juntos, os alunos dessas instituições, proporcionaram trocas de experiências e um belo testemunho do valor da educação como fator de crescimento e inclusão social.

As crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, em aulas diversas, tiveram um contato mais amplo com a biografia e pensamento de Santo Agostinho, por meio de álbuns de figurinhas, contação de histórias, dinâmicas desenvolvidas especialmente para que elas conhecessem e se sentissem parte da grande comunidade educativa agostiniana.

Enfim, foi um tempo de celebrar: durante a última semana do mês, professores e funcionários participaram do “Café com Prosa”, momento afetuoso e divertido em que partilharam lanches, guloseimas e causos que compuseram suas histórias de vida. E no dia 28, alunos e funcionários do Colégio se reuniram na quadra coberta para comemorar, agradecer, orar e refletir, auxiliados pelos alunos do teatro que apresentaram uma bela reflexão sobre a atualidade dos valores agostinianos.


Que ao longo da jornada possamos sempre voltar a essas raízes, e “beber nas fontes” do pensamento e da espiritualidade agostiniana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário