Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Solidariedade na infância



"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música(...). A experiência da beleza tem de vir antes".
(Rubem Alves)




Como são importantes atitudes de acolhida, generosidade, respeito ao próximo! Não tem idade para começar a ensinar tais atitudes: pelo contrário, quanto mais cedo aprendemos esses valores, maiores as chances de orientarem nossas ações e o modo como vivemos. Aprendizagem que está no topo daquilo que consideramos fundamental no processo educativo! 

Durante o mês de outubro, as professoras do Maternal, Bruna, Camila, Mércia e Letícia propuseram comemorar o dia das crianças de um modo bem desafiador: que as crianças do segmento pudessem oferecer, de seus próprios pertences, um brinquedo para outra criança, em forma de presente. E na própria convivência em sala de aula, elas cultivavam, em sintonia com esse desafio, gestos de cuidado e atenção para as necessidades dos colegas. 

Essa proposta culminou com a visita de cerca de 60 alunos do Centro Educacional Padre Ibiapina, do bairro Bandeirantes, com quem nossos alunos brincaram, fizeram juntos atividades pedagógicas (educação física, música), partilharam os lanches e, de modo muito festivo, lhes deram seus presentes. 

Essa proposta mostra-nos como, em geral, as crianças apreciam a convivência com as pessoas e se familiarizam rapidamente entre elas. A nós, adultos e educadores, cabe aproveitar essa abertura e incentivá-las a construírem gestos de acolhida e reciprocidade. Bons frutos colheremos dessa aprendizagem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário