Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

O voluntariado no Colégio Santo Agostinho

               
O mundo está mudando rapidamente e os jovens não querem ficar fora dessa mudança. Ao contrário: em muitos casos, são eles que estão à frente, abertos ao novo, munidos da inquietude de quem sabe que “um outro mundo é possível”, dispostos a criar relações mais afetuosas entre as pessoas e de maior cuidado com as múltiplas formas de vida do planeta. Basta olhar para casos recentes de mobilização ao redor do mundo – a primavera árabe, o Occupy Wall Street, os protestos por uma educação gratuita e de qualidade no Chile – e vemos que a mudança não se dará sem o apoio e participação da juventude.



No Colégio Santo Agostinho há ecos do despertar dessa nova consciência juvenil. Por meio da Plataforma Terráqueos, os alunos começam a refletir o seu papel no mundo e percebem que sua ação pode ajudar a tecer uma nova rede de relações e de interesses sociais, que giram em torno da qualidade de vida para os humanos, para o planeta e os animais.


Uma das áreas de atuação é a do voluntariado. O desejo de construir uma vida plena de significado e felicidade é algo próprio da vida humana. Esse desejo se busca em âmbito individual e coletivo: queremos ser felizes, mas nos realizamos ainda mais quando podemos compartilhar essa experiência com o próximo. Assim, afirmamos a solidariedade como um dos valores mais importantes na convivência entre as pessoas. No contexto escolar, a prática da solidariedade desperta virtudes essenciais para a cidadania, tornando-se um valoroso instrumento educativo.


Em 2012, a presença de nossos alunos em algumas instituições sociais está levando mais alegria, esperança e afetividade para crianças, jovens e idosos, tais como:


* Lar Maria Clara: situado no centro de Contagem, o Lar Maria Clara atende idosos de ambos os sexos, oferecendo-lhes infraestrutura para desfrutarem sua velhice dignamente, com acompanhamento médico, atividades recreativas e terapêuticas. Em suas visitas, nossos alunos fazem companhia aos idosos, promovendo atividades recreativas, artísticas e ocupacionais.





* Centro de Libertação da Mulher Trabalhadora: localizado em Ibirité, o centro de apoio social desenvolve atividades profissionalizantes para mulheres, possui creche para crianças de até 7 anos e acolhe crianças e adolescentes em situação de risco, encaminhadas à casa pelo Conselho Tutelar ou por órgãos governamentais de Proteção à Criança e Adolescente. Nossos alunos planejam e executam atividades pedagógicas com as crianças, destinadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita, além de recreações, jogos cooperativos, aprendizagem musical e esportiva.


* Creche do Bairro Novo Boa Vista: nossos alunos desenvolvem atividades recreativas e lúdicas (oficinas de arte, artesanato, brincadeiras, leituras e jogos) para as crianças, auxiliando, também, no reforço escolar.

Mas o voluntariado não para por aí! Ao longo do ano letivo, diversas campanhas solidárias contam com a participação dos alunos que se mobilizam para arrecadar artigos de alimentação, vestuário e higiene, repassando-os para outras instituições beneficentes e campanhas de âmbito nacional e internacional (Projeto Ser Humano, no norte de Minas; campanha “Um dia sem sapatos”, Campanha Pró Haiti, Campanhas de arrecadação de agasalhos e roupas, campanhas solidárias no Natal).


Se você deseja participar, junte-se àqueles que já estão fazendo a mudança acontecer!
Informações: Depas (Departamento de Evangelização, Pastoral e Ação Social)

E-mail: depasct@santoagostinho.com.br
Tel.: 2103.0720

Coordenação: Jean Carlos
Agentes de Pastoral: Antonia Malta e Maicon Filipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário