Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Celebrando a espiritualidade agostiniana no Colégio


Em agosto, tradicionalmente celebramos o “mês agostiniano”, ocasião em que nos recordamos de modo especial da pessoa de Santo Agostinho, seus pensamentos e, sobretudo, sua vida dedicada ao próximo, aos estudos e à busca de conhecer a Deus, por meio da fé cristã.

No dia a dia do colégio, algumas atividades expressaram a vivência de valores tão caros a Santo Agostinho, tais como a espiritualidade, a alegria da vida fraterna em comunidade, a reflexão sobre questões fundamentais para a existência humana. 

 
No Ensino Religioso, os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito de textos e pensamentos de Santo Agostinho. Textos que abordavam os conceitos de justiça e verdade, amizade e interioridade e vida em comunidade. A cada um desses temas correspondia uma vivência cujo intuito era perceber como eles são atuais e importantes para as escolhas humanas e para o exercício da cidadania numa sociedade tão plural e diversificada quanto a nossa.

No dia 25 de agosto, as 3 unidades do Colégio Santo Agostinho se reuniram para celebrar, na comunhão eucarística, a memória desse santo que é considerado um dos “pais” da Igreja, tamanha a importância dos seus escritos para a compreensão da fé cristã. Essa missa também foi a primeira celebração eucarística presidida por frei Alexandre, que acompanha a caminhada pastoral no colégio de Belo Horizonte. 


Em sintonia com as 3 unidades, confeccionamos a “Expo-agostiniana”; uma mostra de fotografias da participação de professores e alunos no Encontro de Jovens Agostinianos (EJA) em São Paulo e na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Esses encontros foram muito significativos para esses jovens e professores, alimentando sua experiência de fé e seu senso de pertença à comunidade cristã e agostiniana.
 
 

Com chave de ouro, fechamos o mês com uma atividade muito marcante e saborosa com os professores e funcionários. Durante os intervalos de descanso, sentimos o sabor do “café com prosa”: à partilha do pão, acrescentamos a partilha das histórias e vivências, das recordações e emoções que as acompanham, possibilitando o cultivo de um ambiente de trabalho onde a amizade, o respeito ao próximo e a acolhida do outro se tornam gestos verdadeiros e sustentam as relações entre as pessoas que aqui trabalham. Tudo isso faz parte do “jeito agostiniano de ser”. A esse respeito, recebemos os seguintes depoimentos dos participantes:

 Tive a grande oportunidade de participar nesta semana do Projeto "Café com Prosa", brilhante ideia do Departamento de Pastoral, dentro do mês agostiniano. No meio de broas, biscoitos, pães e doces, as histórias se desenrolaram. Aquela pessoa escondida em um uniforme ganhava relevo ao compartilhar fragmentos de sua história familiar.
Histórias carregadas de afeto e de emoção, vindas lá do fundo da memória... dos tempos de criança. Histórias que fizeram o "sem graça" do biju, ter gosto de infância.
E o biscoito frito no fogão de lenha, aceso antes do nascer do sol? Tudo isto para que os colegas de trabalho pudessem desfrutar deste luxuoso mimo.
Nesta partilha senti que a vida de um se enrolou na vida do outro. O automático gesto de tomar café, ganhou o grave sentido de partilha de vida e de cumplicidade. Dali, sair e voltar para o trabalho ganhou outro sabor.
Cruzo com um e com outro e, no bom dia ou boa tarde, consigo ver também o tanto de humano e de gente há em cada um que se preocupou para que o colega pudesse experimentar o poder regenerador do Café com Prosa
Aleluia

Heringer - diretora

Nenhum comentário:

Postar um comentário