Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Encontro entre crianças da Educação Infantil e do Centro de Libertação da Mulher Trabalhadora


 No dia 09 de junho aconteceu, no Colégio, um gostoso e emocionante encontro entre dois grupos de crianças: as do nosso Colégio, cursando o primeiro e segundo períodos da Educação Infantil e as crianças do “Centro de Libertação da Mulher Trabalhadora”, uma creche que atende aproximadamente 180 crianças em Ibirité, e se destaca pela qualidade no acompanhamento educacional e pedagógico das crianças e famílias que procuram os serviços oferecidos pelo Centro. 

Esse encontro foi idealizado por Liliam Lascasas, Supervisora da Educação Infantil e as professoras que lecionam nesse segmento; por Maria Schulze, coordenadora do Centro de Libertação e sua equipe de professoras; pelo grupo de voluntários do Colégio que atuam no Centro de Libertação e são acompanhados pelo Nício e a equipe do Depas. Ou seja, muita gente se dedicou para que esse encontro fosse um momento divertido e educativo, deixando a marca da acolhida e do afeto em nossas crianças. 

Nesse encontro, os dois grupos de crianças cantaram e dançaram, fizeram juntas atividades de massinha, brincaram e se divertiram muito. Um gesto muito bonito, feito pelas crianças de nossa escola, foi a coleta de brinquedos e presentes oferecidos às crianças do Centro de Libertação. No final da tarde, um delicioso lanche que todos partilharam e saborearam.       

O encontro começou com um inusitado e carinhoso abraço que uma das crianças de Ibirité deu em diversos dos nossos alunos e terminou com uma despedida calorosa, ficando aquele gostinho de “quero mais”. 

Deixamos para os voluntários contarem um pouco mais sobre suas impressões e sentimentos a respeito desse encontro:

Foi ótima a visita dos meninos da creche aqui no colégio, foi uma experiência incrível pois criou a possibilidade de as crianças do colégio vivenciarem uma realidade social diferente da que elas possuem. Quando os meninos da creche chegaram, houve um impacto grande nos alunos do colégio. Com a tarde de convivência, vários meninos e meninas, de mundos sociais tão diferentes, já estavam dizendo que eram os melhores amigos... O trabalho voluntário, para mim, é muito importante. As crianças esperam carinho e amor da gente e retribuem com todo o afeto. Elas precisam de mim, e eu preciso delas: é um amor inexplicável e não trocaria isso por nada!” (Karolyne Michelle – 9° B)

“A visita dos alunos da creche ao colégio mostrou que, diferente de muitos adultos, as crianças são mais sociáveis, o que me deixa muito feliz e aposto que os outros todos que acompanham o voluntariado”. (Bárbara Regina – 1ª A)
Para mim, o trabalho voluntário é um tipo de aprendizagem em que todos aprendem muitas coisas, principalmente nós, que passamos a ver a vida de outro jeito.
A vinda das crianças foi muito boa, pois pude ver que as diferenças não importam, mas, sim, o que uma tem a dizer para a outra. É bom ver que muitas pessoas querem ajudar!” (Mariana Marques – 9º C)

“O trabalho voluntário é uma forma de ‘passar pra frente’ o meu melhor, pois nem sempre em meu convívio social isso é possível. Com a vinda das crianças, acho que fiz o meu melhor e me diverti bastante com elas. Foi uma experiência incrível!” (Guilherme de Oliveira – 9º B)

“Para mim, ir à creche todas as quintas é um aprendizado de vida. Conviver com essas crianças que necessitam de amor, carinho, é ótimo, pois me entrego a elas. A vinda das crianças da creche ao colégio foi algo muito bom, percebi que o colégio está organizado e as crianças gostaram muito. Fiquei muito contente!” (Ana Flávia – 1ª C)

“Ir à creche, agora, é algo essencial – ver todos aqueles sorrisos às quintas feiras é o que mais me anima. A vinda das crianças foi algo que mexeu muito comigo, pois ver a união dos dois grupos foi algo que nunca vi. Os alunos do colégio ficaram muito felizes por terem feito novas amizades e eu amei ver isso”. (Amanda Martins – 1ª B) 

" O significado da creche, para mim, é algo muito positivo, pois desde quando comecei o trabalho, mesmo tendo pouco tempo, já acrescentou muito em minha formação - não só escolar, mas humana. A gente aprende que, além do nosso mundo, há muito mais coisas que fazem a diferença. A gente aprende a dar valor à vida, tendo em vista o que outras pessoas passam e mesmo assim, nunca desanimam. Isso me faz acreditar que todos os problemas tem solução, basta querermos. Isso é o que o voluntariado representa para mim!
O dia que os meninos da creche vieram à escola foi uma experiência diferente para eles e nós, voluntários, percebíamos a alegria das crianças - tanto as da creche, como as do colégio. Ao dividir o lanche, ou as histórias, a gente via o empenho de todos para que tudo fosse bom e desse certo. E realmente foi muito bom!" (Heloísa Lina Ferreira, 1° B)



Lendo depoimentos tão belos, lembrei-me de uma frase de santo Agostinho: "A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria." E não é verdade que nossas crianças e jovens tiveram, nesse dia, uma experiência divina?...

  
 

Veja também: http://ct.santoagostinho.com.br/visualizacao_de_projetos_pastoral/pt-br/ver_noticia/206

Um comentário:

  1. Hoje a razão das nossas vidas e a alegria da nossa casa veio do centro de libertação da mulher trabalhadora , em 2010 acolhemos o João , hoje nosso amor por ele e o amor dele por nós é tão grande que não tenho palavras para explicar " Como é grande o nosso amor por você meu filho "...................

    ResponderExcluir