Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

Aconteceu no Depas

No início de março, um grupo de professores e agentes de pastoral do Colégio esteve reunido no Recanto Mário Campos para um “curso intensivo” de vivências, buscando aprimorar seus conhecimentos e técnicas de ensino e aplicação das vivências.

O assessor do encontro foi o frei Maurício, pioneiro, no Colégio, da metodologia denominada “metodologia construtivista de dinâmicas de grupo”. As vivências constituem um novo modo de ensinar e produzir conhecimentos, tendo como ponto de partida as próprias experiências vividas pelos alunos e participantes. Essa metodologia foi implantada no Colégio há mais de 7 anos, nas aulas do Ensino Religioso.


Com a boa resposta obtida, foram implementados, posteriormente, os Dias de Vivência Agostiniana (DVA), nos quais os alunos de diferentes segmentos da escola participam de atividades de integração grupal, autoconhecimento e partilha de vida. A cada ano, professores e funcionários também se reúnem para um dia de vivência, onde partilham suas histórias, expectativas, valores e sentimentos.

Participaram do curso as professoras Antonia, Aline e Kátia (do Ens. Religioso), os agentes de pastoral Nício, Jean e Simei, Ricardo e Wellington, que trabalham no Recanto,  Consolação e Neli, amigas do grupo e do frei Maurício.

Segundo Antonia, “o encontro foi marcado pelo clima de alegria e descontração entre os participantes. Pudemos relembrar a trajetória da metodologia no colégio e perceber como ela se tornou importante na aprendizagem do Ensino Religioso, pois ajuda os alunos a entenderem que os temas não são apenas teóricos, mas envolvem a nossa vida como um todo: intelecto, corpo e mente, razão e emoção”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário