Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vivência em Mário Campos

No contexto educativo contemporâneo não é mais possível pensar a formação apenas como uma qualificação técnica e informativa, ou um instrumento que prepara a pessoa para a competição no mercado de trabalho.

As práticas de ensino e abordagens pedagógicas compreendem cada vez mais que o ser humano é um todo: é intelecto, é corpo, é mente e espírito. É importante, pois, considerarmos as emoções e sentimentos, as experiências de vida que compõem a nossa história, a qualidade de vida e a saúde do nosso corpo como componentes que integram uma educação de qualidade e verdadeiramente formativa.

Pensando numa prática educativa que considere o ser humano como um todo, o Colégio Santo Agostinho propõe o Dia de Vivência Agostiniana: é um programa de atividades vivenciais, onde participam professores, funcionários e alunos da escola. Nessas atividades, exploramos as potencialidades do nosso ser, compartilhando emoções e experiências, valores e expectativas, sonhos e projetos de vida.

Vejam, a seguir, os depoimentos de alguns alunos do Ensino Médio que já participaram do Dia de Vivência no ano de 2011, no Recanto Santo Agostinho. Uma das características desses encontros em Mário Campos é poder desfrutar, no período da tarde, do ambiente bucólico e natural do Recanto.


O Dia de Vivência Agostiniana (DVA), realizado no dia 18 de março de 2011 com nossa turma (1ºA) em Mário Campos, foi em minha opinião maravilhoso (...). Chegamos a Mário Campos, tomamos café da manhã e partimos para as vivências. Fomos almoçar e depois estávamos em horário livre. Confesso que não esperava nem a metade do que realmente foi, nossa turma se uniu e pôde se conhecer um pouco mais.  - Fernanda Galantini (1° ano A)


Como uma manhã dos retiros, este foi um acalmador de muitas almas, serviu para relaxar o espírito e nos deu a oportunidade de respirar uma tranquilidade difícil de encontrar em uma semana de qualquer mês. Teve muitos pontos positivos, um bom lugar, bom recebimento, boa comida, um bom tema de reflexão, boa atuação dos agentes pastorais, e acho também houve uma disposição por parte de nós alunos. Negativamente, houve só um probleminha no transporte, mas não o suficiente para apagar um bom dia como aquele. E por último, acho que como escola ou colégio católico, deveria haver uma oração ou algo que nos ligue com aquilo que verdadeiramente nos leva ou conecta com nós mesmos e com o que não é deste mundo.
OBRIGADO POR UM AMANHECER DIFERENTE! -
Plínio (1° ano A)


O Dia de Vivência realizado em Mário Campos foi uma ótima experiência, esse fez com que nossa sala se conhecesse mais e se aproximasse. O lugar é muito bonito, agradável e confortável e valeu muito a pena. A vivência foi muito bem elaborada, mas houve um ponto negativo, o atraso do ônibus que pode ter diminuído um pouco nosso tempo; fora isso, acredito que nós alunos pudéssemos dormir lá, assim como no Caraça, no 9º Ano. - Bárbara Regina (1° ano A)

 
No dia 18 de março de 2011, nós alunos do 1º ano A do colégio Santo Agostinho fizemos parte de um momento descontraído e divertido em Mário Campos, no Sítio Agostiniano. Para mim este dia foi inesquecível, pois tivemos a chance de conhecer melhor nossos colegas de classe e fazer novas amizades. Na parte da manhã, tivemos a Vivência em que pudemos entender o valor das coisas, e símbolos. No resto do dia em que ficamos lá, tivemos a tarde livre para usufruirmos do lugar bonito que é o Sítio, nadamos, jogamos, aprendemos e acima de tudo conhecemos melhor nossos companheiros. Podemos concluir que conseguimos aprender ao ar livre e nos divertimos ao mesmo tempo. Foi um tempo lúdico, inesquecível, que devia se repetir sempre. - Juliana Marques (1° ano A)

O DVA foi uma experiência confortável para o primeiro Ano A, pois pudemos nos conhecer melhor, alguns se abriram na dinâmica, sentindo-se mais à vontade com a turma. A melhor parte desse dia foi a integração na parte livre, onde não houve indiferença, todos jogaram bola, nadaram, tudo sem aquela “separação de grupinhos”. O dia ficou marcado pela completa integração dos alunos, juntos ao ambiente incrivelmente bonito e agradável, que deixou o DVA, ainda melhor. Todos gostaram e esperam ter um dia assim de novo.  Lucas Vinícius (1° ano A)




Nenhum comentário:

Postar um comentário